Faça em casa, Para o café da manhã/da tarde, Receitas

Biscoito de polvilho caseiro3 minutos lendo

Comer um só é impossível! Oh coisa boa que é o croc croc de biscoito de polvilho! Joaquim é maluco por estes biscoitinhos, come um atrás do outro, amamos os da marca creck creck que são muito mais saudáveis, sem gordura hidrogenada e ricos em sementes integrais (linhaça, amaranto, chia, gergelim). São maravilhosos, mas não encontramos com facilidade em todo supermercado que vamos.

Esta receita é com semente de chia e acredito que dá para fazer com outras sementes integrais, caso dê certo incluirei neste post conforme fizer!

Esta receita vem do blog da Bela Gil que é recheado de comidinhas saudáveis, gosto muito da forma que a Bela trata o alimento, são sempre ricos em nutrientes e ela me faz tentar combinações que eu nem cogitaria antes. Este desejo que temos em consumir cada vez mais vegetais, diminuindo derivados animais, veio de quando conheci seu programa e seus livros, agradeço a ela por isso.

 

receita de biscoito de polvilho fácil com chia

Biscoito de polvilho com chia super crocante

 

Este biscoito de polvilho caseiro é na medida, a receita rende o suficiente para toda a família, comer quentinho saido do forno, crocante, é incrível! Sempre imaginei que seria muito difícil fazer, todas as receitas que tinha visto até hoje rendiam muito e a preguiça reinava!

Fiz em dois formatos, os palitinhos e bolinhas, o ideal é usar um saco de confeiteiro para fazer, mas o meu foi desta para a melhor junto com a mudança, ainda tenho caixas fechadas e objetos não encontrados, os meus bicos e saco de confeiteiro estão entre eles. Usei um saquinho plástico com a pontinha cortada, um corte bem pequeno de 1 cm para os biscoitos ficarem bem fininhos, quando assam eles dobram de volume então se você como eu gosta destes biscoitos bem fininhos, melhor fazer um furo bem pequeno ou usar um bico que não tenha uma grande abertura.

 

receita descomplicada de bolinhas de polvilho

Bioscoito de polvilho em formato de bolinhas

 

Para as bolinhas é só fazer pontinhos redondinhos com o bico.

 

Biscoito de polvilho com chia

  • Porções: 3 fornadas
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Coma quentinho e se surpreenda com a possibilidade de comer um biscoito de polvilho delicioso feito por você!

Ingredientes

  • 250g de polvilho azedo,
  • 1 ovo,
  • 120ml óleo de milho,
  • 200ml de água fria,
  • 1 colher (chá) de sal,
  • 2 colheres (sopa) de semente de chia.

Modo de preparo

  1. Ferva 150ml da água, coloque o óleo,
  2. Acrescente aos poucos o polvilho azedo, a chia e o sal, misturando bem,
  3. Leve a massa ainda quente para a batedeira e adicione o ovo,
  4. Bata até obter uma massa uniforme e aerada, adicionando os 50ml de água restante aos poucos,
  5. Coloque a massa em um saco de confeitar ou faça como eu e coloque em um saquinho plástico cortando uma das pontinhas, na assadeira, faça formatos de biscoitos, palitinhos, bolinhas, corações, lembrando que diferentes formatos assam em tempos diferentes, então coloque em assadeiras separados cada formato para não ter problema de assar alguns demais e outros de menos,
  6. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC. Deixe entre 15 e 20 minutos,

Notas

Depois que esfriar, armazene-os em potes bem fechados ou saquinhos, para não amolecer. Por Bela Gil
Receita de biscoito de polvilho caseiro com chia

Aprenda preparar estes biscoitos de polvilhos crocantes com chia, sem conservantes ou aromatizantes, mais saudável e gostoso!

8 Comentários

  1. Carmen Neves Flausino

    10 de julho de 2016 at 13:11

    olá,,,,,,,adorei a receita a massa ficou legal, e saborosa,,,,fiz por café,,porém ficou um pouco dura,será que deixei muito tempo no forno,uns ficaram mas brancos e outros douradinhos,porém,,,,,,,durinhos,,,,mas dá para comer,,o que fiz de errado,,,,,,agradeço se me responder,,,,,,

    1. Ariana Pazzini

      10 de julho de 2016 at 18:11

      Oi Carmen! Que bom que gostou!
      Sim, o tempo de forno pode secar eles demais e deixar meio durinhos, se pouco forno eles ficarão bem borrachudos, o ideal é dar aquela leve bronzeadinha e tirá-los do forno!
      O ovo se for bem pequenininho, pode também interferir.
      Espero que tente novamente e venha me contar que foi um sucesso! Beijos!

  2. Quezia

    15 de julho de 2016 at 10:40

    Que bom a receita e o vídeo! Perdi a minha receita básica e quero fazer biscoitos para as minhas meninas!!! Faço letras, corações, palitos bem compridos e elas amam! a fornada acaba rápido!

  3. Clarissa

    10 de agosto de 2016 at 11:09

    Olá estava a procura dessa receita, e amo o blog, pois ttodas as receitas que testei amei… A receita que reina aqui é a calda de chocolate pra colocar no leite… É maravilhosa. Quero testar essa receita, mas no blog falá polvilho azedo e no vídeo polvilho doce. Qual a diferença?

    1. Ariana Pazzini

      10 de agosto de 2016 at 14:37

      Que linda! Fico muito feliz mesmo que goste das nossas publicações! O vídeo é do canal experimente mais, usamos polvilhos diferentes!
      O azedo é mais ácido e crocante, o doce como o próprio nome diz é mais adocicado, os dois rendem biscoitos maravilhosos e dá para fazer com metade de cada um também! Esta é basicamente a diferença é da certo com um ou outro ou os dois ao mesmo tempo! Conta para nós se fizer é gostar! Um beijo!

  4. rita de cassia

    20 de outubro de 2016 at 18:17

    eu amo todas as suas receitas , se pode enviar algumas receitas sem leite, porque minha filha meu neto são alergico a lactose e a bacteria do leite, nao pode usar soja e nem carne vermelha.pelo meu email ou seu livero que posso comprar beijo quero que saiba que assisto o seu programa na gnt. rita

  5. Jaqueline

    29 de maio de 2017 at 14:19

    Boa tarde, adorei a receita mas em vez de colocar o óleo de milho posso colocar óleo de coco?

    1. Ariana Pazzini

      30 de maio de 2017 at 9:05

      Pode e fica maravilhoso com óleo de coco!

Deixe uma resposta