Para congelar, Para o almoço/jantar

Purê de batatas perfeito!

Leia em 4 minutos

Sim, temos o purê de batatas perfeito.

E eu sou uma grande degustadora de purês heim, amo e já fiz de milhões de formas diferentes!

Odeio quando estou em algum restaurante e percebo que o purê molengo e branquelo na minha frente é feito daqueles flocos instantâneos sabe? Não consigo entender o motivo de uma preparação tão simples ser vítima do industrializado. Perde em textura e perde em sabor!

E o melhor desta história toda, falando em cortar caminhos, sabia que diferente da batata em pedaços inteiros este purê pode ser congelado que não perde textura? Pois é, fica assim, incrível como se tivesse saído da panela naquele momento!

Ótimo para fazer em lotes e congelar. 

como se faz pure de batatas

O ideal é usar a batata asterix, ela deixa o purê com uma textura bem mais consistente. Se não tiver ok, testa com a que você tiver a sua disposição, vai ver que é bom e vai pedir bis, no bis testa com asterix! 😉

Eu prefiro cozinhar com casca, sem cortar, coloco as batatas inteiras em agua quente, quando com um garfo fura-las e não causar resistência as batatas estarão no ponto para descascar e amassar, outra dica é ver quando a casca da batata começar a estourar, outro indício que o interior está bem macio.

Não deixe as batatas esfriarem para descascar. É importante amassar ainda quente, por isso descasque e amasse ainda quente, para não queimar as mãos faça um corte nas duas pontas da batata e depois um corte em seu comprimento, assim será fácil com um garfo ir tirando a casquinha que se desprenderá com facilidade.

O método de cozimento é no leite, uma técnica que uma vez vi o Jacquin dizendo que confere uma cremosidade muito maior, fiz a primeira vez meio descrente que algo alteraria só de trocar parte da água por leite, pois bem, nem me lembro mais como fazia antes disso, nunca mais tirei o leite do cozimento dela.

 

Purê de Batatas

Ingredientes

  • 1 kg de batatas
  • 2 litros de leite
  • 200 gr de manteiga
  • 1 cenoura em rodelas grandes
  • 1 dente de alho picadinho
  • Louro, tomilho, pimenta do reino e sal à gosto

Modo de preparo

  1. Lave bem as batatas e a cenoura.
  2. Coloque em uma panela as batatas, a cenoura, o leite, o sal, a pimenta, o tomilho e o louro, se necessário complete com água até cobrir as batatas, cozinhe até que estejam macias (quando a casquinha estourar, espete um garfo em uma das batatas, se o interior não estiver resistente e o garfo entrar com facilidade tá perfeito).
  3. Escorra e descarte os temperos, descasque as batatas e se você tem um mixer como o meu que tem amassador de batatas como um de seus acessórios, use e abuse dele que é uma mão na roda, caso contrário pode amassar com um garfo as batatas e a cenoura até que não fique mais gruminhos ou com aquele amassador de batatas manual.
  4. Acredito que suas batatas amassadinhas ainda estarão quentinhas, adicione a manteiga ao purê, acerte o sal e com um fouet vá incorporando a manteiga, não precisa de muita força, mexa de cima para baixo, a manteiga vai derretendo e se unindo ao purê.

Notas

Congela? Sim! Para isso é só deixar seu purê esfriar, guarde em potinhos e leve ao freezer, quando for consumir é só tirar e colocar na parte de baixo da geladeira e em seguida esquentar!
Gosta de uma malemolência e uma cremosidade ainda maior? Troque metade da manteiga por creme de leite fresco.
Para dar uma cor utilizei uma cenoura que estava lá, me olhando na geladeira, o sabor não altera em nada, mas o visual <3!
Adicione outros legumes a este purê, troque a cenoura por vagem refogadinha em cebola e alho, abóbora, abobrinha raladinha e refogada, mas não se esqueça de incluir só no final se o alimento for de textura muito diferente das batatas.
Quer deixar ainda mais gordinho? Bacon ou queijo! Adicione junto com a manteiga bacon bem sequinho ou pequenos pedaços de queijo que irão derreter com o calor da manteiga.

3 Comentários

  1. Tânia Regina Alves de Oliveira Pereira

    17 de abril de 2017 at 12:26

    Adorei o visual do purê!!!
    Que vontade que deu!!! 😋😋😋😋

  2. Nilda

    17 de abril de 2017 at 15:04

    Adorei seu ig, mas confesso que estou tendo dificuldade p encontrar as receitas no blog

    1. Ariana Pazzini

      20 de abril de 2017 at 14:35

      Nilda, tudo bem? Tem uma lupinha no canto superior direito, lá é só digitar o que você procura! Beijos!

Diga o que você achou!