Massas, Para congelar, Para o almoço/jantar

Molho bolonhesa – o original molho da bologna

Leia em 4 minutos

Já se perguntou se o que te vendem por aí como molho bolonhesa tem alguma coisa da receita tradicional?

Principalmente aquele molho que está na prateleira do supermercado é mesmo um legítimo bolonhesa? Eu demorei muito para dividir com vocês este molho bolonhesa, principalmente porque falar sobre as tradições de outro povo é uma super responsabilidade, não é mesmo? Ainda mais um prato com as raízes deste tão tradicional molho italiano.

O que vemos por aí é uma mistura de muitas influências, cada um deu seu toque no tradicional molho de bologna. E por aí foi, como um telefone sem fio cheio de adaptações. Vamos dizer então que este é o molho à bolonhesa legítimo da minha cozinha, que pode ser da sua também!

Como o tempo de preparo é mais longo que de um simples molho com carne moída, aproveito para fazer uma grande quantidade e congelar o molho excedente para dias que dá vontade de uma lasanha á bolonhesa, uma massa ou só para ter uma proteína em molho no freezer também! Versatilidade na cozinha é tudo!

Apesar do espaguete não ser o match perfeito do molho à bolonhesa, eu simplesmente amo unir os dois, é comida de infância, prato reconfortante, coisa boa de comer no friozinho e tal!
receita de molho italiano bolonhesa

 

Não se assuste com o tempo de cozimento, lembra que te contei que programo minhas refeições aos domingos? Pré preparo, congelo, deixo as frutas lavadas, cortadas e secas na geladeira…

É neste dia, que você está se dedicando á cozinhar que é hora de preparar o molho bolonhesa, usa parte para fazer aquela lasanha, parte já coloca com macarrão cozido no potinho e outra parte congela só o molho e usa a criatividade durante a semana!

 

receita de molho bolonhesa para congelar, lasanhas e massas

 

Molho Bolonhesa

Molho à bolonhesa clássico! Perfeito para congelar ou usar na lasanha ou macarrão, a idéia é fazer uma quantidade bem grande para conseguir congelar e ter praticidade na cozinha!

Ingredientes

  • 200 gr de bacon em cubinhos pequenos,
  • 1 kg de carne moída (eu utilizei patinho),
  • 1 fio de azeite,
  • 1/4 de xícara de manteiga,
  • 1 cebola média em cubinhos,
  • 6 talos de salsão fatiados finamente,
  • 4 cenouras em cubinhos pequenos,
  • 2 xícaras (de chá) de leite,
  • 2 xícaras (de chá) de vinho branco,
  • 340 gr de molho de tomate,
  • 1 kg de tomate (sem pele e sem semente – veja aqui como fazer),
  • 1 litro de caldo de legumes (se não tiver substitua por água filtrada),
  • Noz moscada, sal e pimenta á gosto.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo uma panela grande com o azeite, frite o bacon e quando estiverem douradinhos retire o excesso de gordura, na mesma panela refogue a cebola, a cenoura e o salsão.
  2. Quando a cebola estiver ficando branquinha, adicione a carne moída, a manteiga e refogue até perder o tom rosado.
  3. Adicione o vinho e deixe secar, quando secar adicione o leite e a noz moscada e espere secar também, mexendo para não queimar.
  4. Adicione o molho de tomates, os tomates, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 1 à 2 horas, adicionando sempre que estiver secando 1 xícara de caldo ou a água para evitar que queime.
  5. Faça isso até acabar todo o caldo, corrija o sal se necessário no final.

Notas

  • Esta receita rende bastante, então se não for congelar e sim usar o molho no seu macarrão ou em sua lasanha, divida a receita por 2 ou 4, dependendo o tamanho da fome de sua família!
  • Se preferir congelar, espere o molho esfriar, adicione em potinhos com a quantidade perfeita para uma refeição da sua família e descongele quando for utilizar.
  • Caso queira congelar já com a massa: Prepare a massa de sua preferência, cozinhe 1 ponto antes (se a embalagem pede 10 minutos para a massa ficar no ponto, cozinhe por 8 minutos, eu gosto demais do resultado com as massas da marca barilla, congela super bem e não perde a textura), assim que der o tempo escorra e passe por água gelada para frear o cozimento pois não queremos que a massa passe deste ponto. Adicione um fio de azeite na massa, se quiser um queijo raladinho e o molho já frio, coloque em potinhos e congele quando estiver completamente frio! Aí é só descongelar!
receita de molho à bolonhesa original - receita otima para congelar

além do molho de tomates e da carne moida este leite leva outros ingredientes para deixar seu molho bolonhesa como o original da bologna

Deixe uma resposta