Para adoçar, Receitas, Sobremesas

Bolo Formigueiro (Bolo de coco com granulado de chocolate)2 minutos lendo

Este bolo formigueiro veio para me mostrar que a vida anda correndo demais, tudo tem tanta urgência, e eu detesto obedecer a isso!

Me vi nos últimos tempos fazendo preparações na cozinha que quase não exigiam de mim, pratos de 30 minutos, bolos de liquidificador e isso tira muito da gente. Amo e tenho prazer em cozinhar, o prazer começa desde separar os ingredientes, dedicar um tempo aquela preparação, ver ela dar certo e saborear com aquele gostinho de “eu que fiz”!

 

Receita de bolo formigueiro (bolo de coco com chocolate granulado meio amargo)

Bolo formigueiro, bolo de coco e granulado deliciosos para comer quentinho, com ou sem cobertura!

 

Este bolo remete infância, o granulado formigando por todo o bolo, o sabor do chocolate com o coco, bolo formigueiro tenho certeza que está em muitos cadernos de receita dos anos 90! 

O granulado que utilizei é o Brasil Cacau Fino da Harald Unique, ele tem um sabor intenso e combinou perfeitamente com o docinho do bolo.

 

bolo formigueiro ovos

Bolo formigueiro – preparação

 

O segredo do sabor final de qualquer preparação vem da qualidade dos ingredientes. Eu prefiro desembolsar um pouquinho mais em alguns ingredientes e ter um resultado incrível!

Este não é um bolo de liquidificador, mas prometo que não é nada muito elaborado que vai te fazer sujar uma pilha de louças enorme. A massa fofinha e amanteigada vai compensar tirar a batedeira do armário, acredite!

Ligue um som legal, pegue o fouet de microfone e de seu show na cozinha!

Eu amo bolo quentinho acompanhado de uma xícara de café, este casou perfeitamente. Fizemos em 2 formas menores, uma eu e Quim devoramos na hora que saiu do forno, a outra dividimos depois com o Felipe e claro, usamos para fazer as fotos que compõe o post!

 

Bolo Formigueiro
Bolo de coco com confeitos de chocolate e pedacinhos de coco, muito fofinho e amantegado
4 de 4 - Comente
Imprimir
Ingredientes
  1. 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo,
  2. 2 xícaras (de chá) de açúcar,
  3. 4 ovos (gemas e claras separadas, claras batidas em ponto de neve),
  4. 100 gr de manteiga em temperatura ambiente (retire da geladeira pelo menos 1/2 hora antes de usar),
  5. 100 gr de coco ralado seco sem açúcar (se você tiver facilidade de encontrar coco fresco troque e deixe seu bolo com um frescor incrível),
  6. 300 ml de leite de coco,
  7. 100 gr de chocolate granulado,
  8. 1 colher (de sopa) de fermento em pó,
Modo de fazer
  1. Aqueça o forno em 200°C, unte e enfarinhe uma forma com furo no centro de 20 X 8 cm ou qualquer outra que tenha capacidade para 1200 ml,
  2. Bata as gemas com a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar até obter um creme liso e claro.
  3. Adicione o leite de coco e o coco e misture muito bem até ficar homogêneo,
  4. Com a batedeira em uma velocidade mais baixa ou com um fouet adicione aos poucos a farinha e o fermento e mexa somente até incorporar a farinha na massa, adicione o granulado e envolva a massa tentando distribuir as "formiguinhas"por igual na massa,
  5. Por ultimo adicione as claras batidas em neve, envolvendo a massa com bastante cuidado, mexa com um fouet de baixo para cima com bastante delicadeza para não perder a leveza das claras.
  6. Coloque a massa na assadeira, leve ao forno e abaixe para 180°C por aproximadamente 50 minutos.
  7. Desenforme quando estiver frio ou morninho, se quiser cubra com brigadeiro ou uma mistura de doce de leite com chocolate meio amargo derretido, eu prefiro assim, sem nada tapando a beleza das formiguinhas de chocolate!
Notas
  1. lembrando que a forma com furo no centro tem um tempo menor de forno que as que não possuem esta parte interna,
  2. lembre de sempre fazer o teste do palito para verificar se o centro do seu bolo já assou antes de tirar ele definitivamente do forno, a forma influencia e a temperatura do seu forno também!
  3. Cada forno reage de uma forma, antes de tirar ou abrir a porta observe se a massa está dourada, utilize um palito e fure sempre o centro do bolo que é a parte que mais demora a secar,
  4. Não desenforme quente, a massa amanteigada tende quebrar se for tirada a força da forma quando quente.
A casa encantada https://acasaencantada.com.br/

 

Dê o play e aproveite a receita!

receita de bolo formigueiro com confeitos de chocolate e coco

Receita de bolo formigueiro - bolo de coco e chocolate

2 Comentários

  1. Felipe Castro

    29 de junho de 2016 at 10:27

    Delicioso!

Deixe uma resposta