Faça em casa, Para congelar, Para o almoço/jantar, Receitas

A receita da Farofa Deliciosa2 minutos lendo

Farofa é comigo mesmo!

Amo mesmo e depois de passar pela cozinha do mocotó, onde todo o dia tem um tipo diferente de farofa fiquei ainda mais fã deste prato versátil!

Farofa vai muito de gosto, tem quem prefira ela bem sequinha, com poucos complementos além da farinha de mandioca, tem quem goste mais azedinha, molhadinha ou super rica com muitos ingredientes.

 

Eu amo minha farofa. Não serei modesta pois esta receita para meu gosto é de uma farofa maravilhosa! Nada mais justo que dividir aqui com você não é?

 

Por ter tomate esta farofa é molhadinha e como gosto cheia de ingredientes! Farinha de mandioca, vegetais, bacon e linguiça! Farofa rica, que acompanha de churrasco á arroz com purê aqui em casa!

Apesar de rica esta farofa é fácil de fazer, sem muitos segredos!

 

Farofa da Ari

Receita de farofa rica com bacon, linguiça e vegetais

Ingredientes

  • 100 gr de bacon,
  • 2 colheres de manteiga,
  • 1 cebola em cubinhos,
  • 1 talo de alho poró cortado em rodelas finas,
  • 1/4 de pimentão amarelo pequeno cortado em cubos,
  • 1 gomo de linguiça fininha em rodelas,
  • 1 cenoura ralada,
  • 1 xícara de farofa de mandioca pronta,
  • 2 tomates cortados em cubinhos,
  • Azeitona e palmito em rodelas á gosto,
  • Sal, Pimenta e cheiro verde á gosto.

Modo de preparo

  1. Doure o bacon em uma frigideira alta ou panela média
  2. Adicione a linguiça fininha em rodelas
  3. Antes que dourem adicione o pimentão, a cebola, o alho poró e a cenoura, mexendo sempre refogue estes vegetais até que tudo esteja dourado
  4. Adicione a farofa pronta e mexa até que as carnes e vegetais estejam bem distribuídos
  5. Adicione a manteiga e mexa até a farofa absorver
  6. Tempere com sal, pimenta (caso necessário), cheiro verde
  7. Adicione o palmito, a azeitona e os tomates, mexa para distribuir por toda a farofa, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o tomate murchando por 5 minutos
  8. Sirva na sequência

Notas

Esta belezinha congela muito bem caso você não inclua o tomate! Depois de frio coloque em recipiente próprio para congelar e quando quiser usar é só descongelar no microondas ou deixar em geladeira até que se descongele completamente e esquente na sequência. Se quiser adicione os tomates na finalização.

Se tem alguma boa alma que sabe como temperar farinha de mandioca a ponto dela ficar com sabor delicioso como as compradas prontas, deixa aqui nos comentários, sou refém das industrializadas e adoraria aprender fazer em casa!

Receita de farofa completa para acompanhar o churrasco

5 Comentários

  1. Bruna Bernardo

    27 de fevereiro de 2017 at 1:45

    Olá…
    Adoro suas receitinhas, sempre dou uma olhada nas novidades, e vi agora essa farofa com cara muito boa que você postou. Sobre a farofa de mandioca, semana passa fiz uma farofinha aqui com farinha de mandioca torrada. Ficou muito boa! Dourei 1 cebola roxa e 1 dente de alho amassado em 1 fio de azeite, adicionei PTS (Pq não como carne) e deixei dourar. Adicionei 1 pct de farinha de mandioca torrada e umas 2 col de sopa daquele seu sazon saudável vermelhinho (que eu fiz aqui em casa e foi sucesso total!) coloquei sal e mais uma pimentinha calabresa para dar um charme. Fiquei misturando um tempinho na panela quente para os sabores se misturarem. Depois de fria, a PTS fica crocante e a farofinha fica bem gostosa e bem temperadinha…

    1. Ariana Pazzini

      1 de março de 2017 at 8:51

      Bruna já printei aqui e vou tentar com certeza! Já viu o valor desta farofa com pts temperada na z cerealista? Tá tão cara! E era ela que trazia sempre de lá! Tenho pts e farinha de mandioca, vou torrar a minha e tentar sua receita! Muuuuuuuuuuito obrigado por me salvar pq eu definitivamente não sabia mais oque fazer! Depois te conto como a minha ficou! Muito obrigado! <3

  2. Angelita Menezes

    10 de abril de 2017 at 14:43

    Olá Ariana,
    Essa farofa é tudo de bom. Fiquei viciada nela. A aparência já demonstra o quanto é maravilhosa. Obrigada por partilhar conosco essas maravilhas.

    1. Felipe Castro

      11 de abril de 2017 at 8:34

      Angelita, só faço ela aqui em casa por motivos de vicio! Hahaha é completinha e agrada todo mundo né? Beijos Ari

  3. claudete

    6 de julho de 2017 at 10:01

    Eu amei essa receita.

Deixe uma resposta