Pães, Para o café da manhã/da tarde, Receitas

Pão Caseiro sem Sova4 minutos lendo

Como assim pão caseiro sem sova?

Quando vi pela primeira vez este pão que não precisa sovar no blog da Cassis pirei! Mas como assim um pão sem sova? Como ele desenvolve elasticidade para formar as cadeias de glúten que todo pão precisa para ficar fofinho? Bruxaria!
Faz tempo que pães de longa fermentação tem me conquistado, aquele sabor forte de fermento desaparece, o pão fica mais leve, mais saboroso e por isso sempre insisto em dizer que é preciso respeitar o tempo de crescimento do pão, deixa o bonito crescer, você perceberá a para mim mais notória diferença que é a digestão.

 

Amo pão mas as vezes sinto bastante dificuldade em digerir, não é o caso de pães de longa fermentação como este.

O segredo maior deste pão é ter paciência, de resto é um pão muito fácil que não precisa sovar. Fiz a minha versão integral trocando 1 das xícaras de farinha de trigo branco por uma versão integral e ficou maravilhoso, Joca aprovou!

 

receita de pao que nao precisa sovar

Pão sem Sova

  • Porções: 6 pães pequenos
  • Tempo: 1h + 26 horas de fermentação
  • Imprimir

Pão caseiro que não da trabalho nenhum! O grande segredo é respeitar o tempo de fermentação da sua massa, deixe ela crescer e terá um pão caseiro de respeito!

Ingredientes

  • 6 xícaras (de chá) de farinha de trigo,
  • (utilizei 5 de farinha branca e 1 de farinha integral)
  • 1 e 1/2 colher (de sopa) de fermento biológico seco,
  • 1 colher (de sopa) de sal,
  • 3 xícaras (de chá) de água morna.

Modo de preparo

  1. Em uma vasilha grande coloque todos os ingredientes secos e mexa bem,
  2. Faça um furo no centro, formando um vulcãozinho e coloque a água, mexa com uma colher até formar um mingalzinho e vá incorporando o restante da farinha, caso fique muito seco você pode acrescentar até 1/2 xícara de água morna adicional. Lembrando, não é necessário sovar, só misturar bem até que todos os ingredientes fiquem bem misturados.
  3. Tampe sua vasilha com papel filme (se quiser economizar tempo coloque em um recipiente que caiba na sua geladeira e que seja grande suficiente para a massa dobrar de volume, caso não tiver divida a massa em 2 partes) e faça alguns furinhos com um palito, deixe crescer até dobrar de volume.
  4. Depois da massa dobrar de volume, leve para a geladeira, não precisa tirar o plástico filme, só levar a vasilha tampada mesmo com papel filme para a geladeira por 24 horas, é aí que a mágica vai acontecer!
  5. Passadas 24 horas, tire sua massa da geladeira e em uma superfície enfarinhada e com as mãos também enfarinhadas abra a massa e molde seus pães, eu dividi a massa em 6 e fiz pãezinhos menores, gosto de ter pães no freezer e de tamanho menor consumimos 1 pão inteiro após descongelado, evitando desperdício.
  6. Coloque seu pãozinho em assadeira enfarinhada generosamente e deixe crescer por pelo menos 30 minutos (usei forminhas de alumínio, aquelas de marmita para fornear meus pequenos pãezinhos, depois de assado e frio embalo em saco próprio para freezer e congelo assim mesmo com a forminha, hora de descongelar é só colocar a forminha de alumínio com o pão em forno médio para esquentar!).
  7. Neste tempo de espera já aqueça seu forno em 230°C, gosto de ligar pelo menos 30 minutos antes de assar para quando colocar o pão tudo esteja na temperatura correta.
  8. Faça um corte no topo do seu pão utilizando uma faca muito afiada ou um estilete e imediatamente coloque no forno.
  9. Asse até que seu pão esteja dourado (no meu forno isso aconteceu em 30 minutos).
  10. Retire do forno e deixe esfriar um pouquinho antes de cortar sua primeira fatia com manteiga derretendo! E para congelar espere esfriar completamente.

Notas

Esta receita vem de um blog lindo que me inspira muito de fotos bonitas e conteúdo sempre descomplicado, já falei do Cozinha Legal algumas vezes e a Cassis continua me despertando vontade a cada post que passa! <3
receita de pão preguiçoso (sem sovar)

pão caseiro fácil de fazer e delicioso, sem sova nenhuma e de fermentação prolongada, este pão até quem nunca cozinhou faz!

2 Comentários

  1. Deia Tomaz

    2 de fevereiro de 2017 at 15:20

    Nao sei se me apaixonei mais pelo pao ou pelo Joca… acho que pelo Joca rs…
    Que delicia e receita Ari!!! Já anotei aqui… faz tempo que não faço pão e acho que esse vai ser uma boa pedida!!

Deixe uma resposta