Faça em casa, Para o almoço/jantar, Para petiscar, Receitas

Molho de cebola para churrasco

Leia em 2 minutos

Molho de cebola de churrascaria, aquela cebola gostosa que normalmente é servido no couvert, acompanhado por pão e linguicinha, sim é ele!

Não sou a maior fã de churrascaria, não tenho o costume de frequentar e para falar a verdade, em churrasco eu sou a louca dos acompanhamentos. Como sim churrasco mas com bastante moderação e a história de como este molho chegou até nós é incrível!

Eu tenho a sorte de ter leitores maravilhosos, participativos e amorosos, isso não tem preço!

 

Um dia destes recebi um e-mail de um leitor fofo, que me contou que frenquentava uma saudosa churrascaria no Largo do Arouche e que a entradinha era de comer rezando. Uma cesta de pães acompanhado por um molho delicioso de cebola.

Trocamos alguns e-mails e ele descreveu suas memórias. Como boa de garfo que sou fiquei com água na boca. Infelizmente não pude investigar esta delicia de perto, a churrascaria não existe mais, então a minha investigação foi as cegas, guiada somente pela saudosa lembrança do Ricardo.

 

Fizemos alguns testes até chegar neste resultado delicioso. A cebola crocante, com zero de acidez, bem temperada com azeite do bom, orégano e ácido, aquela pitadinha de sal e tá pronto! Ficou ainda mais delicioso depois da primeira hora, os sabores do orégano e do azeite ficaram mais presentes na cebola. 

Este molho de cebolas nunca mais faltará em nossos churrascos, como ele descreveu, acho que dispensaria todo o restante de tanto que comi desta cebola delicinha com pão. Entrou para a lista dos acompanhamentos indispensáveis! 

 

 

Molho de cebola para churrasco

  • Porções: 1
  • Tempo: 30mins
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Um pãozinho acompanhado desta cebola e tá pronto uma maravilhosa entradinha para o churrasco!

Ingredientes

  • 3 cebolas médias cortada em fatias,
  • 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã,
  • 1 colher (de sobremesa) de orégano,
  • sal e azeite o quanto baste.

Modo de preparo

  1. Coloque as cebolas cortadas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo até ferver
  2. Escorra a água quente e coloque imediatamente em uma bacia de água gelada (esta parte é muito importante para que a cebola continue crocante)
  3. Coloque em um refratário e tempere com o sal, o orégano e o vinagre,
  4. Mexa bem para distribuir os temperos e complete com o azeite até que estejam todas as fatias em contato com o azeite.

Notas

O azeite que sobra fica maravilhoso para temperar saladas, se acabaram as cebolas mas restou azeite, guarde em um potinho fechado na geladeira e use para temperar.
O sabor dos temperos e do azeite ficam mais presentes na cebola se você deixar curtindo por pelo menos uma hora antes de servir.

Deixe uma resposta