Faça em casa, Para adoçar, Receitas

Como fazer casquinhas de ovos de chocolate2 minutos lendo

Com seu chocolate derretido e temperado é hora de fazer as casquinhas de seus ovos de páscoa (se não sabe do que estou falando clique aqui).

As dicas que reforço aqui é que todo o seu material de trabalho deve estar seco e longe de qualquer fonte de água, a umidade pode prejudicar seu chocolate.

Para facilitar o processo, o chocolate temperado deve estar em um bowl de boca bem larga, preferencialmente maior que sua forma.

Forminhas limpas e bem secas, complete as cavidades com chocolate por completo, encha mesmo até a boca e de leve batidinhas na sua forma contra a bancada só para que o chocolate se assente e não fique bolhas de ar na sua casquinha (principalmente os listradinhos ou com algum arabesco já endurecido, esta etapa é importante pois algumas bolhas de ar costumam ficar próximas a esses elementos), verta o chocolate de volta para o bowl e dê leve batidinhas na forma contra a borda do seu bowl para escorrer o excesso.
Com uma espátula limpe as bordas e leve para a geladeira para cristalizar por 15 minutos ou até que sua casquinha esteja durinha e comece a ficar opaca (sinal que o chocolate cristalizou e está pronto para sair da forma).
como fazer casquinhas de chocolate

 

Em dias quentes a geladeira deve estar em potência máxima, em dias frios média ou baixa. É muito importante que seu chocolate esteja bem temperado para que a casquinha tenha brilho, resistência e consiga desgrudar do molde, por isso muita atenção na temperagem, se não viu o post falando sobre isso clique aqui: Ovos de páscoa – temperagem

Se quiser fazer mais de uma camada de chocolate não desenforme seu ovo, após cristalizar aplique a segunda camada.
A segunda camada é importante caso a forma de seu ovo seja grande ou você queira incluir mais de um tipo de chocolate como é o caso do ovo da foto que tem a primeira casquinha de chocolate branco loirinho e a segunda com chocolate meio amargo e pedaços de brigadeiro que passei pela primeira camada do ovo antes de adicionar a segunda camada.

 

ovos de páscoa criativos, aprenda a fazer em casa e vender ovos perfeitos e criativos

 

P.S.: Caso o chocolate ainda estiver resistente para sair da forma, dê leves batidinhas da sua forma contra uma bancada, se mesmo assim não sair, sinal de que algo deu errado na sua temperagem :/

 

A Dani Noce tem um FAQ maravilhoso tirando dúvidas sobre chocolates no canal dela, caso queira se aprofundar no assunto dê uma olhada neste vídeo:

Hey! O post ainda continua! Vem ver formas incríveis de apresentação e recheio dos seus ovos neste link: Recheios e apresentações para ovos de páscoa.

Deixe uma resposta