Para adoçar, Para congelar, Para o café da manhã/da tarde, Para presentear

Cocada Síria – Sequinha por fora e macia por dentro3 minutos lendo

Eu me lembro desta cocada síria da padaria da minha infância.

Toda tarde saia para buscar os pães do café da tarde e me lembro como se fosse agora da vitrine, na altura dos meus olhos, com suspiros, biscoitinhos, pães doces e entre elas esta cocada assada deliciosa.

Por anos este biscoitinho de coco povoou minha memória, só não me lembrava do nome, ficou lá a imagem do biscoito dourado de coco sem nome.

Estava eu estes tempos em busca de alguma receita de biscoitinho de coco seco na internet, comprei uma quantidade grande na zona cerealista e estava procurando idéias novas para aproveitar o coco ralado.

E me deparo com esta receita de cocada síria da Carla, quando dei de cara com a foto, corri para conferir se tinha todos os ingredientes!

Coco, claras de ovos, açúcar, farinha e mel. <3

Meu coração nem acreditou que possivelmente voltaria a infância ao morder aquela cocada assada que mais parece um biscoitinho de coco.

Vi em outros lugares que a mesma receita é chamada também de cocada alemã ou coconut macaron, não encontrei respostas suficientes se existe diferenças entre os ingredientes de uma para outra, todas me parecem uma cocada de claras, assada, assim como é a cocada síria (se você souber, por favor, avise aqui nos comentários, vou adorar saber!)

Para aproveitar as gemas fiz um creme inglês que virou sorvete, logo mais posto a receita aqui.

Cocada Síria

  • Porções: 40 biscoitinhos
  • Tempo: 0h50
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Cocada Síria, este biscoitinho de cocada assada, crocante e dourado por fora e macia por dentro

 

Ingredientes

  • 4 claras de ovo,
  • 1 e 1/4 xícaras (de chá) de açúcar,
  • 1/2 colher (de chá) de sal,
  • 1 colher (de sopa) de mel,
  • 2 e 1/2 xícaras (de chá) de coco seco ralado (sem açúcar),
  • 1/4 de xícara (de chá) de farinha de trigo,
  • 1 colher (de chá) de extrato de baunilha.

Veja aqui como preparar extrato de baunilha caseiro

Modo de preparo

  1. Numa panela grande, coloque todos os ingredientes e misture até ficar homogêneo,
  2. Leve ao fogo baixo mexendo como fazemos com o brigadeiro para não grudar, no fundo e nas bordas, você perceberá que a massa começará engrossar e começar pegar no fundo da panela, este é o ponto de tirar do fogo e transferir para um refratário de vidro,
  3. Deixe esfriar e assim que tiver frio com o auxílio de uma colher de sobremesa (se você quer suas cocadas maiores) ou de café (se você quer mini biscoitos para servir acompanhado de uma xícara de café) retire colheradas da massa fria, boleie com as mãos untadas e transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga,
  4. Faça isso até terminar toda a massa,
  5. Agora você tem duas opções, levar as cocadas  ao freezer e congelar até que fique durinhas (aprox. 4 horas) e depois transferir seus biscoitinhos para um saco próprio para congelamento para assar depois ou com o forno pré aquecido em 180°C leve seus biscoitos para assar até dourar (de 15 – 20 minutos)

Notas

Para assar caso optou por congelar seus biscoitos de coco é só pré aquecer o forno e colocar os biscoitinhos seguindo normalmente as instruções,
As cocadas sírias podem ficar no freezer por até 3 meses!

Se você também tem coco seco aí sobrando dá uma olhada nestas receitas:
Pudim de maria mole (não vai ao forno!) com beijinho,
3 versões de beijinho de coco,
Bolo de coco e chocolate sem farinha.

Deixe uma resposta