Para petiscar, Para presentear, Receitas

Antepasto de abobrinha2 minutos lendo

Já deu para perceber o quanto estamos gostando destas conservinhas no azeite para comer com pão não é? Este antepasto de abobrinha completa o trio!

Ele vem da mesma leva que o antepasto de berinjela e os tomatinhos assados da semana passada, são tão fáceis de fazer e gostosos!

conserva de abobrinha no azeite com ervas

Ainda mais fácil de fazer, este é com abobrinha grelhada, temperada com algumas ervas secas e bastante azeite para dar mais sabor. Como disse no post da berinjela, não se assuste com a quantidade de azeite, nada será perdido, quando você terminar de comer seu antepasto, o azeite que sobrará será saborosíssimo para temperar. Amo usar o azeite destas conservas nas minhas saladas!

Antepasto de Abobrinha

  • Porções: 6 pessoas
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Abobrinha fatiada, grelhada e temperada com ervas conservada no azeite

Ingredientes

  • 300 gr de abobrinha fatiada (eu utilizei uma mandolina para fatiar, mas você pode usar uma faca bem afiada e fazer fatias bem finas ou usar o descascador de legumes para fazer as fatias de abobrinha),
  • orégano, salsinha, manjericão e alecrim para temperar (eu utilizei todas as ervas secas, pouco mais que 1 colher de café de cada um),
  • sal e pimenta à gosto para temperar,
  • azeite para cobrir (a quantidade vai depender do tamanho da vasilha em que colocará sua conserva, eu utilizei uma pequenininha, apertei bastante as abobrinhas e utilizei menos de 200 ml).

Modo de preparo

  1. Tempere as fatias de abobrinha com sal e pimenta e um fio de azeite,
  2. Aqueça uma grelha ou frigideira bem quente e grelhe as fatias de abobrinha dos dois lados,
  3. Faça isso até terminar todas as fatias, tempere com os temperos secos e acomode em um pote,
  4. Cubra com azeite e conserve em geladeira por até 14 dias.

4 Comentários

  1. Picles de Cenoura, Brocolis, Rabanete e Pepino | A casa encantada

    8 de julho de 2017 at 19:30

    […] você como eu gosta muito de transformar alimentos em conservas vai gostar também do nosso antepasto de abobrinha, antepasto de berinjela e dos nossos tomatinhos assados conservados no […]

  2. Marta Munhoz

    18 de agosto de 2017 at 12:49

    Eu fiz, uma de abobrinha e outra de beringela, do mesmo modo da receita, só que coloquei bastante cebola, ( tbem do mesmo jeito ) coloquei em vidros, e nas duas, coloquei as cebolas.Ficou ótimo, obrigada pela dica.

    1. Ariana Pazzini

      21 de agosto de 2017 at 11:14

      Ameeeeei saber! Próxima leva vou te imitar e colocar bastante cebola pois adooooro o sabor! Um beijo e obrigado por contar da sua experiência!

Deixe uma resposta