Para congelar, Para o almoço/jantar

Purê de mandioca com queijo3 minutos lendo

Este purê de mandioca com queijo surgiu da minha inquietude ao ver algo desperdiçado!

Depois de fazer um churrasco aqui em casa, todo mundo com a barriguinha cheia, olho para o fogão e o que ficou para trás? Uma panela de pressão cheia com uma mandioca desmanchando!

como congelar purê
Demorou para que eu acertasse aqui em São Paulo na tarefa de encontrar uma mandioca que desmanche e que não custe os olhos da cara, no interior é fácil encontrar um pé de mandioca no quintal, confesso que me assustei com o valor quando cheguei aqui!

Pois é, voltando a mandioca, ou eu corria e fazia uma sopa bem bonita com ela, ou congelava como estava para usar em outras preparações, mas ela estava quentinha ainda, molinha e fiquei com receio do que o processo de congelamento poderia tirar isso dela e ao mesmo tempo morrendo de preguiça de fazer aquela sopinha caprichada após um churrasco bem pesado.

Me lembrei do tempo que passei no Restaurante Mocotó, todo almoço lá tem uma opção diferente de purê e de farofa, duas coisas que amo comer e é super prático de fazer!

Purê de mandioca com queijo

  • Porções: 4 potinhos de 250 ml(aprox.)
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Purê de mandioca cozida com queijo, cremosíssimo e congela super bem sem perder textura ou sabor

Ingredientes

  • 500 gr de mandioca cozida (com sal e 1 folha de louro).
  • 1/2 cebola em cubinhos.
  • 1 dente de alho amassado (se você tiver disponível alho assado, substitua este dente de alho por 2 dentes de alho assado).
  • 100 gr de queijo minas padrão (usei minas padrão mas você pode usar o queijo que tiver disponível, já fiz com muçarela, parmesão, gouda, etc).
  • 200 ml de creme de leite fresco.
  • azeite, sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira refogue a cebola até ela ficar transparente, adicione o alho e doure (se você optou por usar o alho assado não precisa refogar, só tirar a casquinha e juntar a mandioca antes de amassar o purê).
  2. Se a mandioca ainda estiver quentinha junte em um bowl a mandioca, o creme de leite, o refogado, o queijo, tempere com sal e pimenta, dê uma leve misturada com uma colher e use o mixer para homogenizar o purê, misture até que o queijo esteja fundido com o purê (Se seu mixer for como o meu que tem amassador de batatas use ele!).

Notas

Congela? Siim!!! E não perde nadinha! Textura e sabor iguais antes de congelar!
Coloque em potinhos com porções suficientes para uma refeição, espere esfriar e mande para o freezer!
Quando quiser é só tirar do freezer, se tiver tempo deixe descongelando na geladeira antes de aquecer, caso contrário descongela bem no microondas!
Variando o sabor: Mandioca tem um sabor bem básico, aceita muito bem além de queijo temperos como cebola roxa e alho poró refogado no azeite, pimenta biquinho, linguiça em cubinhos que sobrou do churrasco. Mas não se esqueça que se houver super lotação de extras ela não vai brilhar! Então complemente mas não exagere!
Receita de purê de mandioca com queijo

3 Comentários

  1. Feijão branco com bacon e linguiça paio | A casa encantada

    14 de setembro de 2017 at 18:55

    […] também nas marmitas prontas para o Felipe levar para o trabalho, coloco sobre o arroz, acrescento purê, legumes no vapor, as vezes uma farofa bem temperadinha, uma proteína e está lá uma marmita […]

  2. Purê de abóbora cabotia e Mel | A casa encantada

    21 de setembro de 2017 at 17:32

    […] Outros purês gostosos: Purê de mandioca com queijo […]

  3. Entrecot suíno com molho de goiabada e vinho | Mel e Pimenta

    16 de outubro de 2017 at 22:47

    […] receita combina muito bem com um purê e também com um delicado Risoto de queijo […]

Deixe uma resposta