Para congelar, Para o almoço/jantar, Pratos congelados

Caldo de Carne Caseiro3 minutos lendo

Já tem bem mais de 6 anos que eu não me imagino comprando caldo de carne no supermercado, aqueles de cubinhos, com bastante sódio na composição.

Sempre que preciso agregar sabor a alguma preparação eu faço um fundo de vegetais ou uso o caldo de carne caseiro que tenho sempre congelado em cubinhos para facilitar, assim descongelo somente a quantidade certa que for usar.

receita de caldo de carne caseiro

Quando falta o caldo no freezer, improviso com as sobras que tenho a disposição. Pego casquinhas de cenoura, folhas de salsão, algum restinho de cebola, refogo até caramelizar, adiciono água fria e deixo lá saborizando, sem muitos ingredientes elaborados e nem muito tempo desperdiçado. Risotos, sopas e massas ganham um plus de sabor.

Mas este dia eu estava para o crime! Meu estoque de caldos estava no fim e resolvi investir no sabor.

Fiz o meu caldo de carne com ossobuco, mas você pode substituir por qualquer corte que tenha osso! Se tiver um amigo açougueiro melhor ainda, peça para ele ceder um pedaço de osso para você, se estiver cortado em pedaços melhor ainda pois vai facilitar muito!

Receita de caldo de carne com ossobuco

O sabor do caldo de carne vai valer a pena, acredite em mim, as sopas daqui de casa são sempre ricas em sabor pois faço questão de saborizar com este caldo caseiro e natural!

Caldo de Carne Caseiro

  • Porções: 2 litros
  • Tempo: 6h00
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Caldo de carne feito em casa com legumes e ossobuco assados

Ingredientes

  • 1 kg de ossobuco (ou ossos de vaca),
  • 4 tomates cortados em 4,
  • 2 talos de salsão,
  • 3 cebolas cortadas em 4,
  • 3 cenouras cortadas em 4,
  • 1 talo e folhas de alho poró,
  • Talos de salsinha,
  • Grãos de pimenta do reino, tomilho e louro,
  • 8 litros de água fria.

Modo de preparo

  1. Leve todos os ingredientes (menos a água) ao forno até que os legumes caramelizem e a carne ou os ossos estejam assados (aqui este processo demorou 40 minutos em forno alto),
  2. Transfira para um caldeirão fundo os legumes, os ossos ou a carne e coloque 1 xícara de água para limpar o fundo de sua assadeira, este liquido escuro que fica no fundo dela esconde muitos sabores que serão agregados ao seu caldo,
  3. Coloque o fundinho da assadeira na mesma panela que foram os ingredientes e complete com a água fria,
  4. Coloque a panela sobre a chama mais baixinha do seu fogão, este cozimento lento vai transferir todo o sabor dos ingredientes para o caldo, cozinhe lentamente até seu caldo reduzir a 1/4,
  5. Coe e deixe esfriar, formará uma gordura flutuando sobre o caldo, assim que esfriar desengordure o caldo,
  6. Congele em potinhos, saquinhos ou faça cubinhos utilizando formas de gelo,
  7. Se quiser depois de desengordurar volte seu caldo para o fogo e reduza ainda mais, deixe que o líquido reduza pela metade, vai poupar espaço no seu freezer!
Receita de Caldo de Carne Caseiro, feito com vegetais e ossobuco assado

4 Comentários

  1. Caldo de Frango Assado Caseiro | A casa encantada

    12 de julho de 2017 at 18:48

    […] fazer este caldo de frango, assim como o caldo de carne, assei os vegetais e o frango até que estivessem dourados com quase sem nenhuma alteração no […]

  2. Flavia Costa

    12 de julho de 2017 at 21:49

    Maravilhoso… Algum dia chegarei neste nível de comprometimento com a cozinha. Lendo parece simples mas na pratica a historia é outra. Parabéns pelo talento. Sempre acompanho o blog.

    1. Ariana Pazzini

      15 de julho de 2017 at 11:26

      Fla sua linda, prometo que esta é uma das preparações mais fáceis da cozinha! O segredo do caldo caseiro é deixar ele ir devagarinho, no seu tempo! Eu deixo o meu sozinho por um dia inteiro, se ele começa esquentar demais desligo o fogo e deixo ele cozinhando com o próprio calor, até reduzir!
      Espero que você faça e descubra o quanto é facil e gostoso!
      Um beijo!

  3. Carne desfiada marinada no vinho | A casa encantada

    21 de agosto de 2017 at 12:47

    […] suficiente para cobrir a carne de caldo de carne ou […]

Deixe uma resposta