Para congelar, Para o café da manhã/da tarde

Pão de queijo e mandioquinha3 minutos lendo

Quando estava fazendo esta receita de Pão de queijo e mandioquinha, me lembrei de já ter visto ele em algum outro lugar,

A receita é adaptada de uma da Bela Gil, a dela  é sem queijo mas estava com um pacotinho de queijo parmesão ralado e pensei, um pão de mandioquinha que não vai queijo mas tem a cara do pão de queijo, merece um queijinho!

Não sou intolerante ou alérgica a lactose, então, se este for seu caso, retire o queijo sem prejuízo para a receita! Bela Gil é sábia então mesmo sem ter feito, assino em baixo, deve ter ficado bom tanto quanto!

A receita deste pãozinho de mandioquinha é mais fácil impossível, a massa uma delicia de sovar! Acredite, quase uma terapia amassar estes pãezinhos.

Voltando ao ter visto em algum lugar, a foto estava gravada na minha cabeça, certeza que já tinha visto este pãozinho de mandioquinha COM queijo parmesão em algum lugar, desisti de tentar relembrar, pãozinho de polvilho tem aos montes por tantos blogs que passo, certamente ví no pinterest. 

Fiz meus pãezinhos (alias, aí na sua cidade é mandioquinha, batata baroa ou batata salsa?) lindos, amarelinhos, com aquela textura que o pão de queijo tem devido a mistura maravilhosa de polvilho, parte congelei e parte assei, o que perfumou toda a cozinha, mandioquinha tem este poder né?

Joca se esbaldou e eu embalei junto! A receita rende bastante,  56 pãezinhos de queijo de 25 gr cada!

Quando estava saboreando nossos pães de mandioquinha lembrei de onde tinha visto a receita, era de um dos blogs mais queridos da vida!
BAh! Como minha memória deixou falhar isso? O blog da Eline é quase minha segunda casa, no Mel e Pimenta você encontra uma versão diferente, deste pãozinho de queijo, no lugar da mandioquinha ela usa batata doce! Se quiser conferir é só clicar aqui

Mistério resolvido!

Além da nossa fornada, congelamos muitos pãezinhos de queijo e mandioquinha, coloquei em uma assadeira com uma pequena distância para não se tocarem, levei ao freezer e deixei por 4 horas, depois disso transferi as bolinhas congeladas para saquinhos de congelamento, isso ajuda seu pãozinho a não grudar um ao outro e facilitar muito na hora de retirar algumas poucas bolinhas do freezer para o café da tarde!

Pão de Queijo e Mandioquinha

  • Porções: 56 pãezinhos
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Pãozinho de mandioquinha e queijo feito com polvilho, de cor amarelinha e muito sabor, este pãozinho de queijo congela muito bem e é uma receita perfeita para o café da tarde com a família

Ingredientes

  • 200g de polvilho azedo,
  • 300g de polvillho doce,
  • 100 gr de queijo parmesão ralado (opcional),
  • 150ml de azeite,
  • 500g de mandioquinha (cozida e espremida),
  • 1/3 de xícara (de chá) de água,
  • 1 colher (chá) de sal,
  • 1 colher (sopa) de orégano,

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes menos a água,
  2. Adicione a água aos poucos e vá amassando com as mãos até obter uma massa lisinha e fácil de manusear,
  3. Faça bolinhas pequenas com a massa,
  4. Asse em forno pré aquecido 200°C até dourar ou congele para assar posteriormente,
  5. Para assar depois de congelado é só tirar do freezer e colocar direto no forno pré aquecido em 200°C até ficar douradinho.

 

Se você ainda não viu, no blog temos:

Se fizer esta receita, não esqueça de nos marcar com a #acasaencantada no instagram!

Amamos ver o resultado das nossas receitas em outras cozinhas! <3

Pine para ver depois:

Receita de pão de queijo, mandioquinha e polvilho - fácil para congelar

Deixe uma resposta