Para congelar, Para o almoço/jantar, Para otimizar o tempo, Receitas

Cozinhar em lote – Como cozinhar para a semana toda?7 minutos lendo

Como prometido, aqui está o post sobre cozinhar em lote.

Para começar vamos falar sobre as escolhas que faço para preparar o menu.

Selecionando o que vai preparar

Os pratos do nosso cotidiano normalmente são compostos por 1 porção de cereal, 1 porção de leguminosa, 1 de proteína, 1 de vegetais e outra de saladas, isso quando não dá vontade de uma massa ou uma sopinha.

receita de macarrao congelado fácil com molho branco e ervilhas

Pensando na ordem que todos ficarão prontos no dia anterior enquanto planejo o menu já coloco leguminosas de molho, deixo pelo menos 12 horas de molho na geladeira.

Então para começar já coloque o feijão, a lentilha, o grão de bico ou seja lá o que você preferir de leguminosa para sua semana.

A forma que você organizará suas refeições é muito particular, eu gosto de escolher primeiro as proteínas e depois vou casando os acompanhamentos. Para esta semana escolhi peito de frango e carne moída, são tão versáteis que você consegue preparar mais de um prato com cada uma delas! Conseguindo variar com facilidade durante a semana!

Para as primeiras aventuras escolha preparações fáceis ou que você já tenha intimidade. Case os ingredientes para mais de uma receita, por exemplo, quantas receitas vem em sua cabeça quando você pensa em carne moída? Refogada, almôndegas, recheando um escondidinho, hambúrguer, polpetone! Olha aí com o mesmo ingrediente quantas preparações!

Se você acha que vai enjoar, divida em 2 tipos diferentes de proteínas, eu sempre tenho um frango cozido e desfiado que se acaso enjoar eu transformo ele em canja, refogado com tomate, com um creme de queijo, faço um escondidinho, ou qualquer coisa rápida no meio da semana só para quebrar a ordem de repetição

Te dei inúmeras versões da carne moída mas a não ser que eu esteja muitíssimo inspirada faço ela em 2 versões no máximo!

Decidido o que vai ter de proteína hora de decidir o acompanhamento, legumes branqueados são coringa, tenho sempre! Cenoura, mandioquinha, vagem, brócolis, ervilhas, etc… Corta do tamanho desejado, com um caldeirão de água fervente você coloca os vegetais e conta 3 minutos, tira do quente vai para uma bacia de água bem fria com gelo para cortar o cozimento, aí é só deixar escorrer toda a água e levar ao freezer.

 

Já falamos aqui sobre congelamento de arroz, certo?

 

Com tudo definido, hora de ir as compras!

Pegue todas as receitas, anote cada ingrediente agrupando, por exemplo: Vai usar 1 cebola em uma das preparações, some com as outras de outras receitas. Faça sua lista de compras sem excessos, somente com o necessário para preparar as refeições, mas não se esqueça de verificar se já não tem na geladeira ou na dispensa de mantimentos!

Depois de um tempo praticando isso você percebe que manter a geladeira cheia te impede de botar seu plano em ação, organização é importante! Se você já vai fazer comida para todos os dias da semana não tem necessidade para mais nada além daquilo que você usará para executar seu plano!

O que eu mantenho em estoque por aqui:

  • Macarrão, quando encontro alguma promoção da marca que eu gosto, trago para casa assim como molho de tomate, é uma maneira que uso para economizar, sei que estes dois ingredientes vou usar em algumas receitas e a validade é longa!
  • Azeite, óleo de canola, temperos e sal, estes também sempre compro em quantidade maior quando encontro um bom preço.
  • Farinhas, arroz, feijões – Estes compro em quantidades maiores para economizar a viagem até a zona cerealista e também são ingredientes que sempre uso.

O que eu compro só em quantidades certas para a semana:

  • Carnes – tenho um freezer pequeno e não quero ver minhas refeições congeladas brigando com pedaços de carne que não irei utilizar tão cedo!
  • Vegetais – Gente, estraga! Não pense que pode ser que vá precisar, se você calculou certinho você terá comida para a semana toda. Acredite!
  • Desnecessários – Eu já perdi muita coisa que comprei achando que um dia iria utilizar, enfim… Não vale a pena!

 

Cronograma na cozinha

Já percebeu como a comida sai maravilhosa e rapidinha assim que você pede em um restaurante?

Toda praça antes mesmo do restaurante abrir já está com tudo organizado para ir para a panela, use este exemplo na sua organização. Se você viu que cortará cebola em duas receitas diferentes, faça isso de início de uma só vez!

Vou tentar descrever a ordem que pratico aqui em casa.

  1. Como o feijão ficou de molho na noite anterior ele é o primeiro a ir para o fogão, mantenho uma das bocas ocupadas com o feijão e em outra boca do fogão já coloco um caldeirão com água salgada para ferver.
  2. Verifico todas as receitas que vou usar, agrupo os ingredientes e começo a cortar e higienizar todos de uma só vez.
  3. Tempero e limpo caso tenha necessidade cada uma das proteínas e corto do jeito que cada receita pede.
  4. Tudo cortadinho? Mão na massa! Começo pelo arroz, em uma terceira boca coloco parte da cebola e do alho picado e refogo o arroz, parte já coloco em uma assadeira bem grande para esfriar (que vai para o freezer depois de esfriar para ser feito durante a semana, outra parte vai para a panela de arroz).
  5. Se a água ferveu coloco água gelada em uma bacia e um pouco de gelo, levo os legumes por 3 minutos na água quente, retiro e já transfiro para a água gelada, assim que estiverem frios escorro e coloco em um pano de prato bem limpo ou escorredor de macarrão para secar.
  6. Se já deu tempo do feijão ficar pronto, abro a panela e tempero.
  7. Hora das proteínas, parte cozinho, parte congelo temperado e semi pronto só para descongelar e finalizar na hora, se você tem pelo menos um tempinho para finalizar na hora assados por exemplo faça isso! Se seu dia é muito corrido e estes minutos são preciosos, escolha refogados e ensopados, assados também congelam muito bem, só podem ressecar um pouquinho!
  8. Tudo pronto? Espere esfriar e congele separado por refeição ou em marmitinhas prontas que só precisam ir ao microondas para descongelar!

Receita de feijao gordo - Feijão Carioca completo com linguiça e bacon

 

O que eu congelo e o que deixo na geladeira?

Eu deixo na geladeira todas as refeições que vou usar nos próximos dois dias, é o tempo certo para não perder sabor e textura de nada!

As outras refeições congelo. Algumas prontas para dias mais apressados, outras semi preparadas só para finalizar na hora.

Saladas também, ficam todas prontas e separadas na geladeira.

 

como preparar refeições para a semana

Arroz para 2 dias de almoço e jantar prontos na geladeira para minha família.

 

Ainda esta indeciso sobre o que fazer? Vou te mostrar as preparações que fiz para uma semana, quem sabe te inspira!?

 

como preparar legumes para a semana - cozinhar em lote

Legumes separados e prontos para irem para o freezer, 5 dias de legumes para o almoço e jantar da família

 

Como congelar comida para a semana - cozinhar em lote

Proteínas que irão para o freezer. Chilli e beans prontinhos que é só descongelar, peito de frango cozido em água com sal, louro e um fio de azeite, kibe em duas versões só preparados para depois finalizar no forno e bolo de carne também só preparado e prontos para ir ao forno.

 

como cozinhar em quantidade para a semana

Parte que fica prontinho na geladeira, arroz integral, legumes, tomatinho e 1 cebola e 1 alho poró cortados para as saladas dos próximos 2 dias

 

Espero ter ajudado, domingo que vem tem muito mais! Se gostou ou tiver dúvidas escreva nos comentários!

Obs: Viram que as receitas do blog ganharam nas observações informações se pode e como congelar cada prato? De hoje em diante espero encher vocês de dicas de praticidade!

5 Comentários

  1. Deia Tomaz

    24 de abril de 2017 at 15:45

    In love com as embalagens de legumes!!!
    Amei o post Ari!

  2. Chili Beans - Refeições congeladas | A casa encantada

    26 de abril de 2017 at 12:11

    […] Faça em lote, congele em porções para uma refeição, complemente com um arroz integral e pronto! Uma super refeição completinha! […]

  3. Karla

    20 de junho de 2017 at 17:25

    Os legumes vc branqueia e congela, depois descongela no micro?
    Eles ficam “al dente”? Pergunto pq gosto mais cozidinho 😂😂😂😂

    1. Ariana Pazzini

      24 de junho de 2017 at 17:46

      Katia, o congelamento quebra bastante a textura! Pode congelar al dente e quando descongelar vai perceber que está mais macio, se ainda estiver resistente aí na proxima deixa mais um pouquinho, mas eles perdem bastante a resistência ao congelar! 😘

Deixe uma resposta