Caldos e sopas, Para congelar, Para o almoço/jantar

Caldo de Frango Assado Caseiro3 minutos lendo

Tenho que confessar que ando apaixonada neste caldo de frango assim, mais escurinho e com sabor mais acentuado! 

Foi amor a primeira vista, sempre fiz o caldo de frango claro e agora assim, um caldinho com sabor de frango assado, só suspiros por ele.

O único defeito (que para mim nem é problema) é que o resultado é um caldo mais escuro que o caldo de frango convencional.

Para fazer este caldo de frango, assim como o caldo de carne, assei os vegetais e o frango até que estivessem dourados com quase sem nenhuma alteração no processo da outra receita.

Fiz o caldo com coxinhas da asa, mas se você tiver aí disponível carcaças de frango o resultado é maravilhoso tanto quanto, se usar carne de frango, tudo bem você aproveitar para algum recheio.

Receita de caldo de frango caseiro

Eu sempre fiz meus caldos com sobras de vegetais e carcaças, mas eu prefiro quando preciso usar vegetais que estão dando sopa na geladeira, o que eu não gosto é de ficar sem caldo!

Se quiser otimizar, congele em forminhas para gelo, assim que congelar transfira para um saquinho próprio para congelamento, assim você usa somente a quantidade que precisa.

Como são caldos bem concentrados em sabor, eu substituo nas receitas convencionais 1 cubinho de caldo industrializado por 1 cubinho (de gelo) do caldo caseiro.

Para dar sabor a sopas e ensopados utilizo 4 cubinhos para cada litro de água.

Cubinho de caldo de frango assado

Caldo de Frango Assado Caseiro

  • Porções: 2 litros
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Caldo de frango feito em casa com legumes e coxinha da asa

Ingredientes

  • 1 kg de coxinha da asa de frango (ou carcaça de frango),
  • 4 tomates cortados em 4,
  • 2 talos de salsão,
  • 3 cebolas cortadas em 4,
  • 3 cenouras cortadas em 4,
  • 1 talo e folhas de alho poró,
  • talos de salsinha,
  • grãos de pimenta do reino, tomilho e louro,
  • 8 litros de água fria.

Modo de preparo

  1. Leve todos os ingredientes (menos a água) ao forno até que os legumes caramelizem e o frango ou a carcaça estejam assados (aqui este processo demorou 60 minutos em forno alto),
  2. Transfira para um caldeirão fundo os legumes, a carcaça ou as coxinhas da asa e coloque 1 xícara de água para limpar o fundo de sua assadeira, este liquido escuro que fica no fundo dela esconde muitos sabores que serão agregados ao seu caldo,
  3. Coloque o fundinho da assadeira na mesma panela que foram os ingredientes e complete com a água fria,
  4. Coloque a panela sobre a chama mais baixinha do seu fogão, este cozimento lento vai transferir todo o sabor dos ingredientes para o caldo, cozinhe lentamente até seu caldo reduzir a 1/4,
  5. Coe e deixe esfriar, formará uma gordura flutuando sobre o caldo, assim que esfriar desengordure o caldo,
  6. Congele em potinhos, saquinhos ou faça cubinhos utilizando formas de gelo,
  7. Se quiser depois de desengordurar volte seu caldo para o fogo e reduza ainda mais, deixe que o líquido reduza pela metade, vai poupar espaço no seu freezer!
Receita de caldo de frango escuro - caldo de frango assado e caseiro!

Deixe uma resposta