Dicas, Etc..., Para congelar

Preparado para congelar? Recipientes para congelamento sem mistério4 minutos lendo

Muita gente me pede para escrever mais sobre recipientes para congelamento e dicas para não perder nutrientes e manter refeições armazenadas no freezer!

Aqui no blog já dá para perceber o quanto o congelamento de alimentos tornou minha vida menos caótica! Tivemos muitos erros e acertos até chegar a esta tranquilidade que tenho hoje em congelar de tudo e fazer da rotina aqui de casa mais tranquila e despreocupada.

Cozinho pratos coringas no final de semana, congelo e descongelo naquele dia que dá um pouco de preguiça ou quando eu adoraria que meu dia tivesse 24 horas a mais para fazer tudo que preciso!

Aqui você encontra várias receitas ótimas para congelar: Receitas que congelam muito bem!

Qual o material das embalagens que vão ao freezer sem fazer mal a saúde?

Em um mundo ideal, todo alimento seria armazenado no freezer ou congelador em recipientes de vidro, muito mais higiênico, resistente e seguro. Claro, digo seguro para recipientes de vidro temperado, aquele que no congelamento ou descongelamento não quebra ou trinca por conta da temperatura e expansão do alimento dentro dele.

E a maravilha que é tirar do freezer e ter a opção de colocar tanto no microondas quanto no forno ou banho maria, estas vasilhas de vidro vão de um lugar ao outro resistindo muito bem a variação de temperatura.

Eu adoraria substituir todas as vasilhas que uso hoje por vidro, estou fazendo isso aos poucos, todo mês me dou uma nova de presente, como sei que usarei meu congelador por muito tempo é um investimento que vale a pena.

Gosto de vasilhas de vidro quadradas ou retangulares que se encaixam melhor que as redondas no freezer e se possível com tampa que facilitam o empilhamento.

A maioria das vasilhas de vidro para congelamento do mercado são com tampas plásticas, cuidado ao comprar, verifique se são besfenol free, como é o caso destas:

Recipiente de vidro ideal para armazenar no freezer alimentos solidos ou liquidos
Conjunto de Pote Tampa Hermética 400ml Retangular 12 Unidades – Marinex

Gosto bastante da capacidade destes potinhos, armazeno individualmente facilitando na hora de descongelar dependendo da quantidade de pessoas que terei na mesa, de 400 – 600 ml (capacidade das abaixo) é um ótimo tamanho para individualizar as refeições.

Forma de vidro para congelar

Forma Prática c/ Tampa Plástica Retangular 12 Peças – Marinex

Não, nunca, jamais congele em vasilhas de isopor!

Além de fazer mal para sua saúde é um dos descartáveis que só dá para utilizar 1 vez, logo vai aumentar a pilha de lixo no mundo.

Vasilhas plásticas, tem quem não use mesmo com o selo de BPA free, de fato são menos resistentes, mancham com facilidade caso o alimento seja de cor forte ou gorduroso e tem vida útil menor que o vidro.

Se colocar os valores no papel você verá que é uma economia boba, você investe um pouco mais em recipientes de vidro e eles durarão bem mais garantindo higiene e qualidade.

Ainda não substitui todas as vasilhas que tenho para congelar ainda tenho algumas como estas abaixo:
Pote plástico freezer ou microondas

Pote Freezer Micro-Ondas 450ml Plasútil

Para dosar, coisas que utilizo pouca quantidade por vez, congelo em formas de gelo (que tenho algumas só para isso para não misturar com os sabores do gelo) e quando estão congeladas retiro da forma e transfiro para sacos de congelamento, assim tenho quantidades individuais que facilitam na hora de descongelar.

Forma de gelo da Joseph que facilita no desenformar.

Forma de gelo para congelar caldos

Faço muitos legumes branqueados e este escorredor me ajuda muito na hora de tirar da panela de água quente e colocar na água gelada. Um dos investimentos que não tenho dúvidas do quanto valeu a pena!

Tiro da panela quente, passo debaixo da torneira e coloco direto na água gelada!
escorredor para legumes branqueados

Escorredor da Joseph, uma mão na roda para a hora de branquear alimentos!

Já deu para perceber o quanto sou fã dos irmãos Joseph né? Não ganho nadinha para falar bem dos acessórios de cozinha desta marca, gosto de graça e adoraria só trabalhar com os utensílios da marca!

Mais um salva vidas é esta bandeja com anti-derrapante para congelamento aberto. Coloco as bandejas no freezer e três horas depois retiro e transfiro para os sacos de congelamento.
Bandeja para congelamento em aberto
Bandeja plástica para congelamento Joseph

 

E por fim os sacos não é mesmo?

Confesso que uso mas reforço que o ideal seria se pudéssemos congelar apenas em recipientes de vidro! Até os cubinhos e tudo que congelamos aberto, o ideal mesmo seria armazenar em potes de vidro, caso o seu caso seja parecido com o meu de não ter completado a coleção, existe no mercado sacos próprios para congelamento, com fecho hermético ou simples como é o caso destes abaixo:
Sacos plásticos para congelamento
Sacos próprios para congelamento.

Espero que este post te ajude a entender melhor os utensílios que utilizo aqui na minha cozinha todo santo domingo para preparar as refeições da semana para minha família.

Os links que você encontra abaixo de cada imagem são links do nosso parceiro Extra, comprando por este link você nos ajuda a manter o blog no ar e não paga nada a mais por isso!

Deixe uma resposta