Limpando plasticos amarelados com o tempo.

Minha geladeira é velhinha! Mas ainda quebra um galho!
Fico triste quando olho para ela e vejo que o tempo castigou a cara da coitadinha! A parte superior e plástica um dia já foi branca, hoje, entrega a idade, esta amarelado, horrível! No domingo a noite decidi que encontraria uma solução para isso, nem que para isso eu tivesse que pintar! E assim foi uma busca insana pela tal formula mágica!

20130429-145908.jpg

Encontrei algumas informações e técnicas para tal, a primeira era limpar a parte amarela com um pano e água morna, polvilhar sobre a superfície bicarbonato de sódio e com a parte amarelinha da esponja esfregar levemente.

20130429-150109.jpg

Clareou! O amarelo escuro ficou quase branco! Mas ainda estava contrastando com o branco da porta!
Se eu tivesse parado por ai estaria tudo certo, mas eu continuaria muito frustrada por não conseguir aquele branquinho de muitos anos atras.

A segunda que encontrei foi em um fórum de video games antigos, quem teve ou tem um video game branco sabe do que estou falando! Eles amarelam com o tempo, já vi casos de pessoas que guardavam o aparelho abrigado de luz e mesmo assim notou o amarelamento.

Uma das dicas de limpeza que encontrei neste fórum era uma mistura de goma xantana, glicerina, vanish e água oxigenada.

Eu não tinha goma xantana aqui, nem a glicerina! Mas estava maluquinha para fazer o teste! Então improvisei!
A mistura que fiz foi:
300ml de agua oxigenada (vol 40)
1 colher de vanish

Limpei a parte que seria tratada com agua morna;
Juntei os ingredientes em uma vasilha;
(Com luva nas mãos!) com a parte amarela de uma buchinha de lavar louças esfreguei a solução por toda a área amarelada.
E sim, ela voltou a ser branquinha como eu queria!!

Mas como a vida não é um mar de rosas teve seus efeitos colaterais!
A solução retirou a marca e o que estava escrito na frente da geladeira.
A parte plástica perdeu totalmente o brilho.

20130429-151448.jpg

Eu não me importei! Preferi ela branquinha do que com brilho amarelado, mas é bom avisar né? Para que todos que testarem saber exatamente o que aconteceu!

Tem alguma dica de como recuperar o brilho? Me conte, deixe um comentário! Vou adorar unir o branco e o brilho de volta!

Ariana Pazzini

13 thoughts on “Limpando plasticos amarelados com o tempo.

  1. Acredito que se você comprar uma pasta de polir automotiva à base de água, o brilho voltará com força total. Mas atenção, NÃO é cera grand prix, é pasta para polimento! Vende em lojas de tintas automotivas. Boa sorte! O processo que você utilizou chama-se RETROBRIGHT.

  2. Para recuperar o brilho, pode- se fazer o mesmo que em lataria automotiva. Polimento com massa de polir e cera no final! Abre o brilho e fica ótimo!

  3. Pare recuperar o brilho use massa de polir numero dois e aquelas de polir carro. Passe o produto deixa por uns dez minutos depois vc vem com uma estopa polindo. Tem que esfregar com forca.

  4. Quais as medidas para a segunda solução… Goma xantana e glicerina?
    300 ml de agua oxigenada
    1 colher de vanish?

  5. Ótimas dicas, vou testar no forno elétrico! Pra dar brilho tenta passar cera automotiva gran pix.. Bjos

  6. Olá sou um gamer..Vc passar pasta automotiva volta o brilho n 100 pq as fabricantes passa um verniz especifico ..Que ajuda no amarelamento…

  7. Olá! vou fazer o teste com isso:
    Colorgin Spray Plastic – Verniz Protetor – Acabamento Brilhante, depois te conto se deu certo.

  8. Valeu a dica. Vou testar sua fórmula na minha máquina de lavar. Para recuperar o brilho, teste pasta automotiva, 10 a 15 minutos, e depois esfregue com uma estopa como se estivesse polindo. Acho que vai recuperar um pouco do brilho.
    Um abraço
    Adriano.

  9. Acho que voce exagerou na agua oxigenada mesmo! 300 ml é muito! Eu usei um vidrinho de uns 100 ml com vanish (so pra fazer espuma), + veja + sabao detergente. Eu dispensaria o veja e o sabao porque o que limpa mesmo é a agua oxigenada. Passei no meu teclado, cpu e naqueles plasticos de interruptor e nenhum perdeu o brilho nem as coisas escritas. Eu pincelei cada um e cobri com saco de ocngelar e botei no sol criando assim uma estufa (dica de um forum da internet) e deu tudo certo! Desamarelou, o teclado nao perdue as letras nem o plastico da tomada perdeu o brilho!
    Cuidado com a dosagem de agua oxigenada. Se quiserem aumentar em quantidade a soluçao, entao coloque outra coisa como o veja ou sabao porque se acrescentar mais Ox corre o risco de ser tão forte quanto o tinner!!!!!!!!(cola de sapateiro. Esse deve tirar ate tatuagem, kkkkkk)

  10. Amanha vou testar a água oxigenada num plástico que fica dentro do motor. O carro ja tem 20 anos e está bem amarelado. Depois eu conto como foi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>